No dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes, também conhecido como o Dia da Inconfidência Mineira. Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

Com o objetivo de enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Minas Gerais e recebeu o codinome Tiradentes porque foi um dentista, que inclusive fazia uso de plantas no tratamento dentário, além de ser tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Tiradentes envolveu-se em 1788 num dos movimentos revolucionários libertários do século XVIII que ocorria na colônia daquela época, a Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa, que buscava a emancipação de Minas Gerais e libertar o povo da opressão. Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à morte. 

Sua figura foi um importante passo para a Independência do Brasil em relação a Portugal, uma vez que a Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro,

Que possamos nos inspirar na brasilidade desta figura emblemática para resolver os nossos problemas, com resiliência, paixão pela profissão e, principalmente, fé em seus princípios!

Deixe uma resposta