O feriado de Corpus Christi esse ano é comemorado no dia 3 de junho. A comemoração católica foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264.

A expressão Corpus Christi em latim significa “O Corpo de Cristo”, que se refere à ressurreição do Cristo após sua crucificação, por esse motivo é associada à morte sacrificial. Este episódio marcante, da materialização de Jesus aos discípulos, revela ainda a comunicação entre encarnados e desencarnados, e é conhecido como o mistério ou milagre da eucaristia.

Essa data é relembrada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte, após o Domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Na crença católica, a hóstia consagrada, ou seja, abençoada pelo padre, passa a ser “O Corpo de Cristo”, que é oferecido em sua memória. 

São celebradas neste dia missas festivas e as ruas são enfeitadas lindamente para a passagem da marcha de padres e clérigos, a chamada de ‘procissão’ com a tradição de enfeitar as ruas.

Nesta data, podemos ressaltar a importância da mensagem de Jesus, que com seus exemplos de amor deixou ensinamentos eternos, capazes de transformar moralmente o ser humano. Portanto, essa é uma excelente ocasião para deixarmos renascer dentro de nós a paz de Cristo!

Deixe uma resposta