Ada Lovelace foi um símbolo para o desenvolvimento da humanidade por meio da criação de recursos utilizados até hoje. Ela é considerada a mãe da programação. Foi uma matemática e escritora inglesa do século XIX, período fortemente marcado pela Revolução Industrial, no qual o desenvolvimento das máquinas era crucial.

Sua grande participação na história está presente na escritura do primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, a analítica de Babbage. Ela também desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números.

Seus estudos a levaram a auxiliar na evolução sobre os conhecimentos da matemática analítica, amplamente utilizada nos programas contemporâneos de computadores. Além disso, Ada examinou como os indivíduos e a sociedade se relacionam com a tecnologia como uma ferramenta de colaboração, e por isso estava tão à frente de seu tempo, porque já previa tamanha importância da tecnologia para a humanidade.

O reconhecimento da escritora teve início apenas no final do século XX com a criação de prêmios, como o Prêmio Ada Lovelace, criado pela Associação de Mulheres na Computação. Já neste século, foi instaurado também o Dia da Ada Lovelace, comemorado em outubro, com o objetivo de “dar destaque às mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, além de “criar novos modelos para meninas e mulheres”.

Ada, desde jovem, era muito determinada. Aos 17 anos já sabia que queria trabalhar com o inventor Charles Babbage. A recusa de seus primeiros pedidos para aceitá-la como aluna, não a desanimou. Quando o matemático publicou seu artigo sobre a máquina analítica em uma revista suíça, a jovem prontamente o traduziu para o inglês e ainda adicionou notas de rodapé sobre o algoritmo, o que impressionou Charles.

Dessa forma, é perceptível que Ada é um exemplo de mulher que superou as adversidades de sua vida, com inteligência e determinação para trabalhar com o seu sonho e a superação de estar em um contexto de vida na ausência de uma figura paterna, que a mãe proibiu o contato por conta de casos de traições.

O legado e trajetória de Ada Lovelace são inspirações para meninas e mulheres na programação e incentivo para todas as mulheres seguirem os seus sonhos!

Deixe uma resposta